segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Coletiva no EBEPe - 2º Dia

 Olá Companheir@s,

Mais um dia no 22º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia - EBEPe, com relatos de nossa companheira Ana Paula. Sempre clara e esclarecida em seus relatos, dessa vez aborda sobre; A fala do representante do DCE- UNEB, Rock; Executiva baiana; A diversidade dentro do espaço do Movimento Estudantil.

 Veja abaixo as impressões desse dia (14/11/2010) enviadas por ela.

Ana Paula
Ana Paula: Olá, Camaradas de meu coração!!

Em relação ao dia de hoje, mais do que nunca, senti muita falta de vcs Coletiva!
 
A programação começou com os GD's, um total de 8 grupos - Diversidade Sexual e questão de gênero, Educação no semi-árido e Educação no Campo, Educação de jovens e Adultos, Legislação e mudança social, Diversidade Etica(negros/indios), Educação Especial, Educação Religiosa e Movimento Estudantil- à adeção dos participantes foi significatica o que resultou no envolvimento de um bom número de pessoas em cada um dos grupos. Destes espaços o de maior público foi o de Movimento Estudantil, no qual estive presente e posso falar com mais propriedade.
Quem mediou este grupo foi o representante do DCE- UNEB, Rock. O debate foi bem acalorado. A pauta começou com os informes e continuaria com a valorização do movimento estudantil, sua articulação e necessidade de assistência. O debate, porém, encaminhou-se para uma discussão acerca da Executiva baiana, com falas que trouxeram encaminhamentos referentes a um possível calendário para a retirada de delegados, e terminou com impasses na relação da representação dos estudantes (o velho debate - eu sou UNE e você não é, logo é oportunista). Me posicionei.
Apresentei a Coletiva como espaço de luta  que vai para além do D.A./C.A.
 Re-afirmei a necessidade de uma clareza no processo de escolha dos representantes da Executiva Nacional e dessa escolha ser trazida considerando o debate na base, e deliberada no espaço de amplitude e importância como o Encontro Estadual.
E, claro, falei sobre a necessidade do respeito a diversidade dentro do espaço do Movimento Estudantil, o respeito aos vários pontos de vista e a importância de cada um deles na busca da "razão ética", daquilo que nos é comum, independente das escolha particular de nosso bandeira, seja ela azul ou vermelha, MEPR, UNE, ANEL, Coletivo... temos que buscar o que existe de comum, as necessidades reais que atinge a tod@s e lutar, articular, construindo os planos de luta que represente os anseios do todo.   
 Ademais, a tarde ocorreram as rodas de discussões com temas variados e a noite a última mesa discutiu diversidade na escola, foram feito os agradecimentos da comissão organizadora aos apoiadores com a presença da Vice reitora Amélia. E no resto da madrugada segue a Cultural!!

Um Abraço Coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário